EPE: Estratégias para Mitigar Curtailment e Integrar Novas Cargas
Entre os principais desafios atuais do setor elétrico brasileiro, o curtailment tem ocupado o centro dos debates. A EPE tem concentrado esforços em quatro grandes frentes para reduzir os cortes de geração no Sistema Interligado Nacional (SIN). A primeira delas é a realização de estudos de expansão, voltados à definição de obras estruturantes.
O segundo eixo de atuação da EPE envolve estudos prospectivos voltados à integração de grandes cargas, que podem desempenhar papel estratégico na redução do curtailment por razões energéticas. A projeção é de inserção de novos grandes consumidores até 2038, com destaque para hidrogênio verde e data centers. Outra frente de atuação é o desenvolvimento de ferramentas computacionais para aprimorar análises e simulações eletroenergéticas.
O quarto conjunto de ações envolve a expansão da oferta de geração, com foco em incorporar e tratar os excedentes de energia na modelagem do planejamento. No próximo Plano Decenal de Energia (PDE 2035), a expectativa é que a análise de soluções de armazenamento ganhe maior destaque, já que começam a se mostrar economicamente viáveis e deverão desempenhar papel fundamental na mitigação do curtailment por razões energéticas.
Leia a matéria completa em: clique aqui
Para saber as novidades do mercado fotovoltaico: clique aqui