Produção Bibliográfica

Manual de Sistemas Fotovoltaicos de Geração Distribuída: Teoria e Prática – 1º edição (2021)

Acesse em: clique aqui

Este livro é para você, leitor(a), interessado(a) em ampliar seus conhecimentos em Energia Solar Fotovoltaica. Trata-se de uma obra que nasceu do desejo de contribuir cientificamente com o conhecimento sobre Energia Solar Fotovoltaica – uma arte promovida e desenvolvida por integrantes da Escola do Sol e do NTEEL Solar. A Escola do Sol é um projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que promove conhecimento científico e tecnológico em Energia Solar Fotovoltaica, a partir de ações integradas entre academia, mercado e sociedade. O Núcleo Tecnológico de Energia Elétrica – Solar (NTEEL Solar) é um grupo que desenvolve projetos e pesquisas científicas em Energia Solar Fotovoltaica e suas aplicações.

A presente obra, desenvolvida com muito carinho, apresenta tópicos sobre a estrutura do setor elétrico brasileiro e a comercialização da energia elétrica, os conceitos e fundamentação da radiação solar e a medição da radiação solar, as tecnologias e características de células e módulos fotovoltaicos, as características e tecnologias de inversores; o dimensionamento, monitoramento e análise de sistemas fotovoltaicos; o perfil de consumo e de geração de unidades prossumidoras, a compilação de normas e legislação, o comissionamento, operação e manutenção e boas práticas de instalação de sistemas fotovoltaicos, softwares para dimensionamento e simulação de sistemas fotovoltaicos, e tópicos de eficiência energética em edificações.

Este livro contribui cientificamente para a promoção de uma tecnologia renovável, confiável, madura, competitiva e alinhada com o desenvolvimento sustentável. Esperamos que você aprecie nosso trabalho e tenha uma excelente leitura. Você vai mudar seu olhar sobre essa tecnologia.