NTEEL Solar Desenvolve Projetos de Pesquisa Inovadores na Área de Energia

27/10/2022 10:06

O Núcleo Tecnológico de Energia Elétrica (NTEEL) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) atua na área de sistemas de energia elétrica, visando contribuir para a expansão da tecnologia, qualidade e eficiência desses sistemas, atendendo às demandas da sociedade na perspectiva da geração, transmissão, distribuição e uso final da energia elétrica. O NTEEL visa através da relação entre a academia e a indústria brasileira contribuir para o desenvolvimento do país por meio de pesquisas e produções técnicas e científicas. Os resultados das pesquisas são transferidos aos setores de interesse por meio de convênios, projetos e publicações especializadas. O NTEEL Solar é coordenado pelo Prof. Dr. Giuliano Arns Rampinelli e desenvolve projetos e pesquisas científicas na área de Energia Solar Fotovoltaica e suas aplicações. O NTEEL Solar é o núcleo de Energia Solar do grupo de pesquisa NTEEL.

O projeto de pesquisa Desenvolvimento de Estufas Inteligentes e Eficientes Energeticamente para Cultivo de Plantas de Alto Valor Agregado Aplicadas a Comunidades Lindeiras ou Assentadas de Usinas Hidrelétricas teve seu início no mês de outubro de 2021. É um P&D ANEEL financiado pela Usina Hidroelétrica Foz do Chapecó com duração de 30 meses. A execução do projeto é da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, e do Instituto Federal Catarinense, Campus Santa Rosa do Sul.

O projeto de P&D é multidisciplinar composto por equipes científicas de Energia, Computação, Agronomia e Tecnologias da Informação e Comunicação e têm a participação do Núcleo Tecnológico de Energia Elétrica – Solar (NTEEL Solar) e do Laboratório de Pesquisa Aplicada (LPA). O projeto está desenvolvendo estufas inteligentes e eficientes energeticamente para aplicação na agricultura de precisão.

A solução tecnológica integrada entre a plataforma computacional baseada em inteligência artificial para monitoramento e tomada de decisão, a arquitetura e as estratégias bioclimáticas e o sistema fotovoltaico para eficientização e redução do consumo de energia elétrica da estufa inteligente, juntamente com as técnicas de cultivo e a metodologia de criação do modelo de negócio caracterizam a originalidade do P&D.

Outro projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação é denominado “Desenvolvimento de Planta Virtual de Potência para Supervisão e Previsão de Desempenho e Diagnóstico de Falhas em Usinas Fotovoltaicas com Módulos Bifaciais (PVP-SOL)“. O objetivo do projeto de pesquisa é desenvolver uma planta virtual de potência para supervisão e previsão de desempenho e diagnóstico de falhas em usinas fotovoltaicas com módulos bifaciais e convencionais. O projeto é financiado pelo CNPq/MCTI/FNDCT e as instituições participantes são o Núcleo Tecnológico de Energia Elétrica (NTEEL) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Laboratório de Energia Solar (LABSOL) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Lenergy Energia Solar.

No âmbito do projeto PVP-SOL, foi instalada uma Planta Solar composta por dois sistemas fotovoltaicos: um primeiro (I) Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede com Módulos Bifaciais com potência nominal de 6,36 kWp e composto por módulos fotovoltaicos bifaciais com potência nominal de 530 Wp e um segundo (II) Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede com Módulos Monofaciais com potência nominal de 5,52 kWp e composto por módulos fotovoltaicos monofaciais com potência nominal de 460 Wp.