Projeto de Extensão da Escola do Sol recebeu a visita de 155 estudantes de escolas públicas em 2023

16/12/2023 05:47

Durante o ano de 2023, a Escola do Sol organizou e promoveu visitas técnicas à Planta Solar e à Planta Piloto Bioclimática da UFSC. Durante as visitas técnicas foram abordados temas de Geração Distribuída com Sistemas Fotovoltaicos e Eficiência Energética em Edificações. As visitas foram realizada no âmbito do projeto de extensão da Escola do Sol “Desenvolvimento de Mídias Digitais e Ambientes de Visitas Técnicas à Planta Solar“.

Aproximadamente 155 estudantes de escolas públicas visitaram e conheceram a Planta Solar do Núcleo Tecnológico de Energia Elétrica (NTEEL) e a Planta Piloto Bioclimática do Centro de Ciências, Tecnologias e Saúde (CTS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A visitas técnicas foram planejadas e guiadas por bolsistas da Escola do Sol e do NTEEL e fizeram parte da programação do projeto de extensão Visitas Guiadas do CTS/UFSC.

A bolsista da Escola do Sol, Bianca Grillo de Oliveira, destaca “Ao longo do ano, concentrei meus esforços na gestão da página do projeto Escola do Sol no Instagram. Meu objetivo principal era utilizar as mídias sociais como uma plataforma educativa, compartilhando informações pertinentes sobre energia solar fotovoltaica de maneira acessível e envolvente. Criei uma série de posts educacionais que abordaram desde os princípios básicos da conversão de energia solar até temas avançados relacionados à eficiência energética. Destaco a importância de abordar não apenas os aspectos técnicos, mas também os benefícios ambientais e sociais associados à adoção da tecnologia solar. A interação com os seguidores foi bem interessante, e pude assim disseminar o conteúdo para além da nossa comunidade imediata”. A bolsista da Escola do Sol ainda destaca: “Participar das visitas guiadas foi uma experiência enriquecedora. Recebi alunos, principalmente de escolas públicas da região de Araranguá e Criciúma, e os conduzi por uma jornada educativa na planta solar“.